Pular para o conteúdo principal

Liderança e "Seguidança"

É totalmente irracional o número de cursos existentes que ensinam Liderança.

Mas se nem todos serão líderes, teremos muitos alunos frustrados.

Esse é o problema de um quarteto de cordas, por exemplo. Todos os quatro músicos precisam ser os melhores de sua categoria.

Mas é necessário ter um líder que determina o ritmo e força da interpretação.

Os outros três precisam aprender a seguir, mesmo sendo da mesma estatura musical.

Esse é um dos grandes problemas do Brasil.

Todos querem ser líderes, ninguém quer obedecer aos líderes que temos.

Se hay gobierno soy contra.”

Assim não vai funcionar.

Nas empresas, quando há uma crise não é o Presidente que lidera, mas sim o maior especialista da área.

O Presidente não fica constrangido nessa hora a seguir ordens do mais capaz.

Precisamos é ensinar Seguidança mais do que Liderança.

Precisamos ensinar que seguir não diminui a pessoa, não significa que você é um incapaz, que você tem méritos sim, somente não é a pessoa mais indicada a decidir.

O Brasil não vai para frente porque boa parte de nossos intelectuais, professores e jornalistas são contra a meritocracia e não respeitam os mais competentes.

Meritocracia é justamente saber quem obedecer ou que opinião aceitar no momento certo.

Colocar amigos e aliados em cargos públicos não funciona porque nenhum subordinado irá obedecer quem não tem a credibilidade de ser líder.

Com as redes sociais achei que criaríamos uma rede de seguidos e seguidores. Eu sigo de quem aprendo e sou seguido por quem quer aprender do que tenho para oferecer.

Mas não é isso que os millennials e a geração Z estão fazendo.

Estão seguindo justamente quem não deveriam e atacando justamente aqueles que deveriam seguir.

Stephen Kanitz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qualidade......onde?

  Neste semestre tenho o desafio de “vender” aula para a graduação, o tema principal é qualidade, mas o contexto sobre qualidade é vasto e a pergunta chave desta publicação é por que falta qualidade em alguns produtos e serviços? A evolução da qualidade nas empresas tem sido uma jornada contínua ao longo das últimas décadas. Desde a Revolução Industrial até os dias atuais, houve experiências na abordagem da qualidade nas organizações. Algumas das principais etapas dessa evolução incluem o controle da qualidade, suas ferramentas e certificações. No início do século XX, a ênfase estava no controle da qualidade do produto. As inspeções manuais eram realizadas para identificar defeitos e garantir que os produtos atendessem a certos padrões mínimos. O processo era reativo , corrigindo problemas após a produção. Gestão da Qualidade Total - é um conjunto de práticas e processos aplicados pelas organizações para garantir que seus produtos, serviços e processos atendam ou excedam as e...

Nova Economia

  Em mais um momento de reflexão e contemplação coloco a disposição alguns recortes do livro – Nova Economia de Diego Barreto, o qual, eu ganhei em uma palestra do autor, espero que que tenhas alguns momentos de inquietudes com estes contornos de ideias. “Os erros nem sempre são ruins, a forma como você lida com eles é que define seu sucesso ou fracasso.” – Diego Barreto. O Brasil está mudando de forma silenciosa, a globalização e massificação da tecnologia abrem oportunidades para novos negócios e para a transformação de empresários em empreendedores. Startups e corporações que perceberam esse movimento moldam a nova economia, mas a grande maioria das empresas tradicionais permanece estática, vivendo do passado. O Brasil antigo permitia a perpetuação de serviços ruins e resultados artificiais. Agora, a dinâmica é outra. Parece óbvio dizer que o mundo mudou desde que entramos na era da informação e das telecomunicações, um deslizar de dedos na tela do smartphone tem o poder d...

A Psicologia Financeira

  Após término de mais uma leitura de um livro, um best-seller internacional – A Psicologia Financeira, onde encontramos lições atemporais sobre Fortuna, Ganância e Felicidade do autor Morgan Housel. Vou fazer alguns recortes deste livro os quais me chamaram a atenção – “ concentre-se menos nos indivíduos e nos estudos de casos específicos e mais em padrões gerais”. Ao lidar com dinheiro, a coisa mais difícil a fazer é parar de reajustar as metas para cima o tempo todo. O capitalismo moderno é ótimo em fazer duas coisas: Gerar Riqueza e inveja.  A comparação social é a questão difícil, suficiente não é pouco. Um bom investimento não tem a ver necessariamente com tomar boas decisões, mas, sim, com ser consistente em não errar. Se eu tivesse que sintetizar o sucesso financeiro em uma única palavra, essa palavra seria: “ sobrevivência”. O capitalismo é selvagem, mas isso acontece em parte, porque saber ganhar dinheiro e saber mantê-lo são duas competências distintas, ganhar di...