Pular para o conteúdo principal

O Homem mais Rico da Babilônia

 

Baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos ― os habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo ―, George S. Clason (1874) mostra soluções ao mesmo tempo sábias e muito atuais para evitar a falta de dinheiro, como não desperdiçar recursos durante tempos de opulência, buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro, assegurar uma renda para o futuro, manter a pontualidade no pagamento de dívidas e, sobretudo, cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.

Vamos dar início alguns recortes do livro:

“O dinheiro é abundante para aqueles que compreendem as leis simples que governam sua aquisição.”

“O dinheiro é hoje governado pelas mesmas leis que o controlavam quando há 6000 anos, homens prósperos enchiam as ruas da Babilônia.”

“Quanto ao estudo, nosso sábio professor não nos ensinou que o aprendizado consiste em dois tipos: primeiro cuidando das coisas que aprendíamos e sabíamos, o outro baseando-se na prática que nos ajuda a encontrar aquilo que não conhecemos.”

“Os pensamentos da Juventude, são luzes resplandecentes que brilham como meteoros que muitas vezes tornam o céu reluzente, mas a experiência dos mais velhos assemelha-se a estrelas fixas que, sem mudar de lugar auxiliam o marinheiro a orientar o seu curso.”

“Conselho é uma coisa que se dá de graça, mas deve guardar consigo apenas o que lhe é parece valioso. Aquele quem aceita conselhos sobre suas economias de pessoas inexperientes em tais matérias pagará com essas mesmas economias para provar a falsidade da opinião dos outros.”

“A boa sorte pode ser atraída desde que estejamos atentos às oportunidades. Os homens de ação são favorecidos pela deusa da boa sorte.”

“A oportunidade é uma deusa desdenhosa que não perde tempo com os que não estão preparados.”

“Aprendam, portanto, a fazer com que seu Tesouro trabalhe para você. Tornem-se seu escravo, façam filhos dele e os filhos dos filhos dele trabalharem para você.”

“Lembre-se uma parte de todos os seus ganhos pertencem exclusivamente a você.”

“Se deseja ajudar um amigo, faça-o, mas de modo que os fardos dele não sejam colocados sobre os seus ombros.”

“É melhor uma pequena cautela do que um grande remorso.”

“Onde há determinação, o caminho pode ser encontrado.”

As leis pregadas no livro:

1.Poupar;

2.Multiplicar;

3.Ser seletivo;

4.Obter conhecimento;

5.Usar a razão em vez da emoção.

Resumindo os recortes:

Poupe 10% de tudo o que receber//use a riqueza para gerar riqueza//siga conselhos de quem sabe, das pessoas experientes//pense antes de obedecer aos impulsos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Economia

  Em mais um momento de reflexão e contemplação coloco a disposição alguns recortes do livro – Nova Economia de Diego Barreto, o qual, eu ganhei em uma palestra do autor, espero que que tenhas alguns momentos de inquietudes com estes contornos de ideias. “Os erros nem sempre são ruins, a forma como você lida com eles é que define seu sucesso ou fracasso.” – Diego Barreto. O Brasil está mudando de forma silenciosa, a globalização e massificação da tecnologia abrem oportunidades para novos negócios e para a transformação de empresários em empreendedores. Startups e corporações que perceberam esse movimento moldam a nova economia, mas a grande maioria das empresas tradicionais permanece estática, vivendo do passado. O Brasil antigo permitia a perpetuação de serviços ruins e resultados artificiais. Agora, a dinâmica é outra. Parece óbvio dizer que o mundo mudou desde que entramos na era da informação e das telecomunicações, um deslizar de dedos na tela do smartphone tem o poder d...

Qualidade......onde?

  Neste semestre tenho o desafio de “vender” aula para a graduação, o tema principal é qualidade, mas o contexto sobre qualidade é vasto e a pergunta chave desta publicação é por que falta qualidade em alguns produtos e serviços? A evolução da qualidade nas empresas tem sido uma jornada contínua ao longo das últimas décadas. Desde a Revolução Industrial até os dias atuais, houve experiências na abordagem da qualidade nas organizações. Algumas das principais etapas dessa evolução incluem o controle da qualidade, suas ferramentas e certificações. No início do século XX, a ênfase estava no controle da qualidade do produto. As inspeções manuais eram realizadas para identificar defeitos e garantir que os produtos atendessem a certos padrões mínimos. O processo era reativo , corrigindo problemas após a produção. Gestão da Qualidade Total - é um conjunto de práticas e processos aplicados pelas organizações para garantir que seus produtos, serviços e processos atendam ou excedam as e...

A Psicologia Financeira

  Após término de mais uma leitura de um livro, um best-seller internacional – A Psicologia Financeira, onde encontramos lições atemporais sobre Fortuna, Ganância e Felicidade do autor Morgan Housel. Vou fazer alguns recortes deste livro os quais me chamaram a atenção – “ concentre-se menos nos indivíduos e nos estudos de casos específicos e mais em padrões gerais”. Ao lidar com dinheiro, a coisa mais difícil a fazer é parar de reajustar as metas para cima o tempo todo. O capitalismo moderno é ótimo em fazer duas coisas: Gerar Riqueza e inveja.  A comparação social é a questão difícil, suficiente não é pouco. Um bom investimento não tem a ver necessariamente com tomar boas decisões, mas, sim, com ser consistente em não errar. Se eu tivesse que sintetizar o sucesso financeiro em uma única palavra, essa palavra seria: “ sobrevivência”. O capitalismo é selvagem, mas isso acontece em parte, porque saber ganhar dinheiro e saber mantê-lo são duas competências distintas, ganhar di...