Pular para o conteúdo principal

Postagens mais visitadas deste blog

Liderança e "Seguidança"

É totalmente irracional o número de cursos existentes que ensinam Liderança. Mas se nem todos serão líderes, teremos muitos alunos frustrados. Esse é o problema de um quarteto de cordas, por exemplo. Todos os quatro músicos precisam ser os melhores de sua categoria. Mas é necessário ter um líder que determina o ritmo e força da interpretação. Os outros três precisam aprender a seguir, mesmo sendo da mesma estatura musical. Esse é um dos grandes problemas do Brasil. Todos querem ser líderes, ninguém quer obedecer aos líderes que temos. “ Se hay gobierno soy contra .” Assim não vai funcionar. Nas empresas, quando há uma crise não é o Presidente que lidera, mas sim o maior especialista da área. O Presidente não fica constrangido nessa hora a seguir ordens do mais capaz. Precisamos é ensinar Seguidança mais do que Liderança. Precisamos ensinar que seguir não diminui a pessoa, não significa que você é um incapaz, que você tem méritos sim, somente não é a pessoa mais indicada a decidir. O Br...

Qualidade......onde?

  Neste semestre tenho o desafio de “vender” aula para a graduação, o tema principal é qualidade, mas o contexto sobre qualidade é vasto e a pergunta chave desta publicação é por que falta qualidade em alguns produtos e serviços? A evolução da qualidade nas empresas tem sido uma jornada contínua ao longo das últimas décadas. Desde a Revolução Industrial até os dias atuais, houve experiências na abordagem da qualidade nas organizações. Algumas das principais etapas dessa evolução incluem o controle da qualidade, suas ferramentas e certificações. No início do século XX, a ênfase estava no controle da qualidade do produto. As inspeções manuais eram realizadas para identificar defeitos e garantir que os produtos atendessem a certos padrões mínimos. O processo era reativo , corrigindo problemas após a produção. Gestão da Qualidade Total - é um conjunto de práticas e processos aplicados pelas organizações para garantir que seus produtos, serviços e processos atendam ou excedam as e...

QUANDO TAYLOR CHOROU

Depois de ler o livro - Quando Nietzsche Chorou, fiquei pensando como seria um diálogo na atualidade com Frederick Taylor, considerado o Pai da Administração. Eu conto a história da administração e os ensinamentos do Taylorismo nas aulas de administração, onde tínhamos a Revolução Industrial com a metáfora do relógio e da máquina, tudo certinho com suas engrenagens funcionando o tempo todo e a “todo vapor”. Taylor tomou conhecimento dos problemas sociais e empresariais decorrentes da Revolução Industrial e com o estudo de tempos e movimentos começa a aplicar nos seus métodos de trabalho, a Ciência, em lugar de empirismo, racionalização do trabalho, análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Tudo era lento, previsível e com pouca tecnologia. Taylor assegurava que as indústrias de sua época padeciam de alguns problemas, “vadiagem no trabalho”, desconhecimento, pela gerência, das r...