Pular para o conteúdo principal

5 tendências para empresas em crescimento em 2021

Ninguém podia prever o cenário econômico e social que vivemos em 2020, que derrubou as estratégias de negócios previamente delineadas para o período e obrigou empresas a tomarem novos rumos para manter seus negócios. Ainda é difícil fazer previsões sobre 2021, mas já podemos indicar tendências para as empresas que anseiam crescer neste ano.

Comece pela tecnologia

Se você está planejando abrir uma pequena empresa ou está desenvolvendo seu plano de negócios, saiba que a implementação de softwares de gestão deve estar entre as prioridades.

Utilizar sistemas que ajudam a ter uma visão completa sobre suas operações e a entender o comportamento do seu cliente pode ajudar a aprimorar sua estratégia de vendas em tempos que estamos mais distantes fisicamente e mais próximos virtualmente. A oportunidade está em realizar um trabalho mais ativo no acúmulo de informações sensíveis para fidelizar o relacionamento com seus clientes.

Comércio eletrônico em crescimento

O boom de compras online que ocorreu no início da pandemia acelerou a transição de muitos consumidores para o universo do e-commerce. Segundo o Jornal Valor, dados do boletim sobre notas fiscais eletrônicas da Receita Federal, mostram que que o comércio eletrônico atingiu a marca de R$ 231,9 bilhões no acumulado do ano. O que representa um crescimento real de 41,2%.

Considere aumentar sua presença online para alcançar mais clientes. Estruture os processos internos para que você tenha controle sobre estoques e se mostre receptivo, apresentando diversas opções de canais de atendimento que permitam capturar feedbacks e melhorar seu desempenho.

Investimentos em segurança digital

Levar seu negócio ao ambiente digital também significa que você terá que investir na segurança das suas informações e do seu cliente. Em 2020, os ataques cibernéticos ultrapassaram 3,4 bilhões de tentativas entre os meses de janeiro e setembro, de acordo com Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Em um ambiente com tanta hostilidade, você deve reservar uma parcela de investimento para manter a segurança de informações sigilosas, prepare sua equipe para que não cliquem em links estranhos e não compartilhem informações confidenciais.

Home office pode se tornar padrão

A adaptação ao trabalho remoto em 2020 mostrou para os CEOs que é possível manter funcionários engajados e uma rotina produtiva mesmo com o trabalho remoto e essa parece ser uma tendência que vai durar muito tempo. Ainda que em regime híbrido, com profissionais trabalhando de casa em alguns dias da semana e alocados nas empresas em outros dias, o home office mostrou-se uma alternativa possível, as empresas devem manter uma boa estratégia de comunicação interna, líderes precisam estar perto da sua equipe e praticar uma escuta ativa para manter os colaboradores unidos e as estratégias alinhadas.

Resiliência é o caminho

Uma empresa resiliente pode sobreviver a momentos inconstantes e muitas empresas em crescimento usaram sua capacidade de análise do cenário pandêmico para se adaptar à nova rotina e manter seus negócios prosperando.

Diante da pressão dos novos tempos, líderes de pequenas e médias empresas se prepararam para aprimorar estratégias, ampliando canais de atendimento e reforçando o suporte ao cliente, reforçando a comunicação com colaboradores e sua proteção, além de rever as possibilidades de negócios desenvolvendo novos produtos e serviços.

Artigo da HBR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liderança e "Seguidança"

É totalmente irracional o número de cursos existentes que ensinam Liderança. Mas se nem todos serão líderes, teremos muitos alunos frustrados. Esse é o problema de um quarteto de cordas, por exemplo. Todos os quatro músicos precisam ser os melhores de sua categoria. Mas é necessário ter um líder que determina o ritmo e força da interpretação. Os outros três precisam aprender a seguir, mesmo sendo da mesma estatura musical. Esse é um dos grandes problemas do Brasil. Todos querem ser líderes, ninguém quer obedecer aos líderes que temos. “ Se hay gobierno soy contra .” Assim não vai funcionar. Nas empresas, quando há uma crise não é o Presidente que lidera, mas sim o maior especialista da área. O Presidente não fica constrangido nessa hora a seguir ordens do mais capaz. Precisamos é ensinar Seguidança mais do que Liderança. Precisamos ensinar que seguir não diminui a pessoa, não significa que você é um incapaz, que você tem méritos sim, somente não é a pessoa mais indicada a decidir. O Br...

Qualidade......onde?

  Neste semestre tenho o desafio de “vender” aula para a graduação, o tema principal é qualidade, mas o contexto sobre qualidade é vasto e a pergunta chave desta publicação é por que falta qualidade em alguns produtos e serviços? A evolução da qualidade nas empresas tem sido uma jornada contínua ao longo das últimas décadas. Desde a Revolução Industrial até os dias atuais, houve experiências na abordagem da qualidade nas organizações. Algumas das principais etapas dessa evolução incluem o controle da qualidade, suas ferramentas e certificações. No início do século XX, a ênfase estava no controle da qualidade do produto. As inspeções manuais eram realizadas para identificar defeitos e garantir que os produtos atendessem a certos padrões mínimos. O processo era reativo , corrigindo problemas após a produção. Gestão da Qualidade Total - é um conjunto de práticas e processos aplicados pelas organizações para garantir que seus produtos, serviços e processos atendam ou excedam as e...

QUANDO TAYLOR CHOROU

Depois de ler o livro - Quando Nietzsche Chorou, fiquei pensando como seria um diálogo na atualidade com Frederick Taylor, considerado o Pai da Administração. Eu conto a história da administração e os ensinamentos do Taylorismo nas aulas de administração, onde tínhamos a Revolução Industrial com a metáfora do relógio e da máquina, tudo certinho com suas engrenagens funcionando o tempo todo e a “todo vapor”. Taylor tomou conhecimento dos problemas sociais e empresariais decorrentes da Revolução Industrial e com o estudo de tempos e movimentos começa a aplicar nos seus métodos de trabalho, a Ciência, em lugar de empirismo, racionalização do trabalho, análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Tudo era lento, previsível e com pouca tecnologia. Taylor assegurava que as indústrias de sua época padeciam de alguns problemas, “vadiagem no trabalho”, desconhecimento, pela gerência, das r...